Quase metade dos perus votou a favor da ceia, vejam só

Postei os seguintes devaneios no meu Twitter, @eduardopaulo. Todos concernem as eleições de hoje, principalmente de um ponto de vista catarinense. Nenhum deles tem valor que não seja uma opinião tão qualificada quanto a de qualquer cidadão.

----------------------------------------

Almocei, fiquei vadiando e resolvi tirar uma soneca prolongada a uma hora do começo da apuração. Acordei ainda há pouco. Provavelmente destruí a minha noite de sono, mas me poupei de uma ansiedade enorme durante a apuração.

----------------------------------------

Nas eleições pra prefeito de Floripa em 96, todas as pesquisas apontavam um 2o turno totalmente de direita. O resultado: Afrânio, à época do PT, que oscilava entre 3o e 4o nas pesquisas, foi pro 2o turno.

Me parece muito similar ao que ocorre com o Décio hoje. Bom sinal.

Décio vai perder o 2o turno, mas Lula conseguiu carregar sozinho um candidato pouco popular num estado historicamente fascista graças à sua imagem forte e a uma direita fragmentada. Pode ser o começo de algo grande se a esquerda souber aproveitar o impulso e se mantiver unida.

----------------------------------------

Sobre o senado em SC: se enxergo corretamente, vencem Seif, Colombo e Dário – bolsonarista, "centrão" e governista vendido, respectivamente. Dário surfou na onda do Lula, mas por ser oportunista; portanto, não vai representar a esquerda. Péssimas escolhas, como é de costume.

(Sobre a edição acima: apenas uma cadeira foi disputada e Seif venceu.)

Bolsonaro elegeu vários dos seus aliados famosos para o senado e os governos, ao que aparenta. Lula deve vencer o 2o turno, mas vai enfrentar uma oposição fascistóide e recalcada similar à que golpeou Dilma.

----------------------------------------

Ciro, recalcado, passou os últimos anos tentando ensinar humildade a Lula, mas não aprendeu que se consegue mais com mel que com vinagre. Resultado: perdeu até pra Tebet, semi-anônima golpista e Dra. Octopus que pagou de sensata nos debates. A vida política dele termina aqui.

A terceira via, aliás, pode muito bem ser responsável por um prolongamento perigosíssimo do fascismo. Lula tem a vantagem, mas resta saber se o recalque de ciristas e afins vai impedi-los de votarem pela democracia. O bem do país fica à mercê do rancor elitista novamente.

----------------------------------------

A título de curiosidade: Mário Motta, ex-Jornal do Almoço, cosplay do Xi Jinping e agora aliado do centrão, vai para a ALESC. Se vai jogar a favor das forças tradicionais catarinenses ou ajudar os demais representantes a ~fazer uma boa tarde~, só o tempo dirá.

----------------------------------------

Fique claro: meus últimos tweets não servem de análise política. Sou só um sujeito delirando num quarto no Kobrasol. Provavelmente falei merda, mas tem gente muito mais desqualificada dando opinião, então foda-se.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entre ser cruel, ser justo e ser ambos

Poço de reciprocidade

Toma que o filho também é teu